Vasos de Pressão

Os vasos de pressão são equipamentos desenvolvidos para armazenar fluidos com pressão interna ou externa diferente da atmosférica e são produzidos em diferentes formatos e dimensões conforme definidos em projeto mecânico que considera a finalidade do sistema, a vazão, pressão e temperatura de operação. Os fluidos podem estar no estado líquido ou gasoso e em alguns casos apresentar partículas sólidas.

No geral os vasos de pressão são construídos com tampos, cilindro (ou costado), bocais de admissão e liberação do fluído, bocais para conexões com sistemas de segurança (medidor de pressão, válvula de segurança, dreno, entre outros) e suportes de fixação. São fabricados em chapas de aço carbono ou inox cuja espessura das paredes é definida conforme as forças previamente calculadas. Os suportes são desenvolvidos com cantoneiras, saias ou berços, dependendo do local de instalação e da manutenção que receberá. Os bocais devem atender as bitolas das tubulações da rede, podendo ser flangeados, roscados NPT/BSP ou soldados. Para vasos com diâmetro interno maior que 900mm a norma recomenda que seja instalado boca de visita para a inspeção, enquanto vasos com diâmetros menores recebem a inspeção pelos bocais denominados reserva/inspeção.

O tamanho dos vasos varia conforme a especificação do projeto, que é definido a partir de informações do sistema, como a diferença de pressão inicial e final, fluido, volume, comprimento da rede entre outros.

Solicite um orçamento
Agora mesmo!

A Engetank utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.