Qual é a pressão máxima que um vaso de pressão pode suportar?

3 de dezembro de 2024
vasos de pressão para ar comprimido
Compartilhar artigo:

A pressão máxima de um vaso de pressão é estabelecida através de vários fatores, tais como: tipo de material, espessura do material, diâmetro do vaso, condições de temperatura e corrosão que este estará exposto.

Esses fatores, são determinados ainda na fase de projeto, de acordo com a necessidade do cliente. A construção do Vaso de Pressão seguirá as prerrogativas do cliente, bem como, as normas de projeto e segurança que regem os Vasos de Pressão.

Como é determinada a pressão máxima?

Existem dois tipos de pressão máximas que são abordadas nas normas pertinentes: Pressão Máxima de Trabalho Admissível e Pressão Máxima de Operação (ou Pressão de Projeto).

A pressão de operação de um vaso de pressão, conhecida como Pressão de Projeto (ou Pressão Nominal), é calculada considerando as condições de operação e segurança. Engenheiros utilizam normas técnicas, como a ASME (American Society of Mechanical Engineers) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), para definir a pressão máxima de acordo com a aplicação do vaso.

Esses regulamentos estabelecem padrões de segurança para cada tipo de material e espessura das paredes, visando suportar as condições extremas de pressão.

Pressão de Projeto e Pressão de Teste

Pressão de Projeto:

Calculada em função da pressão de operação do sistema a qual o vaso será inserido, normalmente superior a 10%.

Pressão máxima de trabalho admissível:

Calculada em função das tensões admissíveis de cada material aplicado na fabricação do Vaso de Pressão. Sempre deverá ser maior ou igual da pressão de projeto.

Pressão de Teste hidrostático:

Para início de operação de um Vaso de Pressão, o mesmo deverá ser submetido a um teste hidrostático ou pneumático.

Neste momento, o vaso de pressão é submetido a uma pressão superior à sua Pressão máxima de trabalho admissível. Normalmente, esse teste é realizado com uma pressão de 1,3 a 1,5 vezes da PMTA.

Fatores que influenciam a pressão máxima

Material do vaso:

Os materiais aplicados e Vasos de Pressão, estão dispostos na norma ASME VIII, eles podem ser aços ao carbono, aços inoxidáveis, etc. Cada material possui sua tensão admissível e tensão de ruptura, estas utilizadas nos cálculos de projeto de Vasos.

Margem de corrosão:

A margem de corrosão é a sobre espessura de material, considerada na etapa de projeto, para que o Vaso de Pressão opere com a sua PMTA. Ao longo de sua operação, o Vaso tem redução na sua espessura e consequentemente redução da margem de corrosão.

A NR-13 determina prazo de inspeções, em função da categoria do vaso, para inspeção de corrosão e validação da PMTA.

Espessura das Vaso de Pressão:

A espessura é calculada a partir da pressão de projeto, do diâmetro do vaso e de margem de corrosão aplicada no vaso.

Temperatura de operação:

A temperatura de operação é definida a partir do sistema que o vaso de pressão será inserido. Quanto mais alta for a temperatura do fluido, menor será a resistência do material aplicado ao Vaso de Pressão.

Para saber mais informações sobre o tema, entre em contato conosco!

Compartilhar artigo:
Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Engetank - Vasos de pressão e tanques de expansão
SGS
desenvolvido com coração por evonline Engetank © 2024